Mãe e pai são presos após filho de 2 meses morrer com sinais de desnutrição em Franca, SP
04/11/2024
Luiz Miguel Dominciano de Matos deu entrada na Santa Casa com parada cardiorrespiratória e quase 1 kg a menos do que há um mês. Defesa de casal alega que série de problemas de saúde motivou perda de peso. Santa Casa de Franca
Henrique Novais/Assessoria de imprensa
Um bebê de dois meses de idade morreu com sinais de desnutrição em Franca (SP) na noite deste domingo (3). A mãe e o pai dele, de 28 e 27 anos, respectivamente, foram presos.
Segundo boletim de ocorrência, Luiz Miguel Dominciano de Matos deu entrada na Santa Casa de Franca com parada cardiorrespiratória e estado considerado crítico.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
A criança estava pesando cerca de 2,5 kg, quase 1 kg a menos do que no dia 2 de outubro, quando estava com 3,4 kg, ainda de acordo com o registro. Além disso, Luiz Miguel apresentava uma queimadura no pescoço que aparentava ter sido causada por bituca de cigarro.
Os médicos tentaram reanimar o bebê, mas não obtiveram sucesso.
Diante das condições da criança, a Polícia Militar foi acionada. Aos policiais, a mãe, Graciela Dominciano de Souza, alegou que alimentava o filho por sonda, já que, segundo ela, ele possui lábio leporino, quando o menino aparentou estar engasgado, o que a motivou a buscar atendimento médico.
Apesar da alegação, Graciela e o pai do bebê, José Euripedes Pizzo de Matos Neto, foram presos e encaminhados à cadeia do bairro Jardim Guanabara, em Franca.
O caso foi registrado como maus-tratos pela Polícia Civil.
O que diz a defesa?
Em nota, a defesa do casal descartou a possibilidade de maus-tratos, ressaltou que os pais estiveram com o filho em Campinas (SP) para tratamento na sexta-feira (1º) e que lá não houve diagnóstico de desnutrição.
Além disso, os advogados pontuaram que o bebê tinha lábio leporino, hipotireoidismo, fibrose cística e retirou parte do estômago, o que motivava a alimentação por sonda e resultou na perda de peso.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região