Comunidade Locomotiva: rua vira 'rio', e água invade casas em área com problema crônico de enchentes em Ribeirão Preto
07/11/2024
Favela na zona norte da cidade amanheceu tomada por alagamentos em meio a elevado volume de chuvas desde quarta-feira (6). Moradores improvisaram barco para resgatar crianças, animais e objetos. Água invade casa e causa prejuízo para moradora da comunidade Locomotiva, em Ribeirão
Casas alagadas, pertences perdidos, improvisos para salvar móveis e eletrodomésticos e crianças expostas a riscos de transmissões de doenças são alguns dos dramas vivenciados pelos moradores da Comunidade da Locomotiva, zona norte de Ribeirão Preto (SP), pelo menos desde a noite de quarta-feira (6), quando as chuvas se intensificaram na cidade.
A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo no interior de São Paulo, esteve no local e mostrou as condições das famílias que vivem no local, que há anos enfrenta um problema crônico de enchentes.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
O secretário municipal de Assistência Social, Renato Assef, informou que as equipes estão em diferentes locais da cidade, como a Favela do Brejo e a Comunidade da Locomotiva para prestar suporte às famílias afetadas pelas enchentes.
"Tenho uma equipe aqui na Comunidade da Locomotiva, levantando situações em que a gente precisa intervir para dar suporte para as famílias, para as pessoas que venham a ser afetadas pelas chuvas bastante fortes hoje e com previsão de mais chuvas nos próximos dias e mobilizando todos os recursos", comunicou.
Moradores da Comunidade da Locomotiva, em Ribeirão Preto, enfrentam prejuízos e apagamentos com volta das chuvas
Sérgio Oliveira/EPTV
Temporada de chuvas e o retorno das enchentes
Depois de uma temporada recorde de estiagem, marcada por extremos de calor e episódios generalizados de incêndios, Ribeirão Preto e região registram chuvas acima da média desde o início do mês. Somente nas últimas 24 horas, foram mais de 100 milímetros de precipitação na cidade, o que causou transtornos em diferentes pontos.
Localizada em um terreno da União, onde funcionava uma antiga linha de trem na Rua Peru, na região do Jardim Jóquei Clube, a Comunidade da Locomotiva está sujeita a alagamentos por questões topográficas, mas atualmente abriga em torno de 300 famílias, que se dividem em barracos, casas de alvenaria e vagões abandonados, às margens do ramal ferroviário.
Com as chuvas, a rua principal da localidade se transformou em um rio e muitos imóveis foram invadidos pela água. O momento mais crítico foi entre as 6h e 6h40 desta quinta-feira (7), segundo o líder comunitário Platinir Nunes.
"A gente foi surpreendida pelas 6 da manhã com muita água. Muitos moradores tiveram que sair para outros locais", afirma.
Moradores improvisam embarcação para se locomover por rua de comunidade atingida por enchente em Ribeirão Preto (SP)
Sérgio Oliveira/EPTV
No meio da rua, houve moradores que improvisaram uma embarcação com uma tampa de caixa d'água para se locomover, enquanto outros se arriscaram no meio da água.
Dentro das casas, foi necessário se apressar e improvisar para tentar reduzir os prejuízos. Em um desses imóveis visitados pela reportagem, piso e móveis estão tomados pela umidade.
LEIA TAMBÉM
Com 100 mm de chuva em 24 horas, Ribeirão Preto tem alagamentos, interdições e capivaras no meio de avenida
VÍDEO: creche é tomada por água da chuva e tem atividades suspensas em Ribeirão Preto
Um sofá, para não ser danificado ainda mais, ficou suspenso em cima de cadeiras, assim como a geladeira. No quarto, eletrodomésticos, outros pertences e até um gato foram colocados sobre a cama, um dos poucos locais não atingidos pela água da chuva.
"A gente teve que resgatar animais e crianças, colocar nos vagões do trem. Essa situação a gente passa há 9 anos", diz Nunes.
Veja reportagem completa do EPTV 1 sobre a situação da Comunidade da Locomotiva
Casas e ruas da comunidade Locomotiva, em Ribeirão Preto, estão alagadas
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
N