Administração Municipal vai intensificar ações de fiscalização de descarte irregular de resíduos em terrenos particulares e áreas públicas
- 11/01/2025
- 0 Comentário(s)
Prefeito Zezinho Gimenez reúne secretários e o comando da GCM e define intensificação das ações de fiscalização de descarte irregular de resíduos (Foto: Grace Hermini) / PMS
Na quarta-feira, 08, o prefeito Zezinho Gimenez se reuniu com a secretária municipal de Obras, Conservação e Serviços Públicos, Gabriela Tonielo Galon Sanches; o secretário municipal de Governo, João Marcos Pignata; o secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes; e o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Thiago Carvalho dos Santos; com o objetivo de definir a intensificação das ações de fiscalização do descarte irregular de resíduos em terrenos particulares e áreas públicas.
A decisão foi motivada com base nos trabalhos de limpeza e roçagem iniciados no último dia 02, que já resultaram em estatísticas alarmantes. “De 02 a 08/01, os mutirões de limpeza retiraram de terrenos particulares e áreas públicas 1.295 toneladas de rejeito e 15 toneladas de massa verde. As trocas de caçambas dos ecopontos de Sertãozinho e Cruz das Posses somaram 242 toneladas de resíduos para destinação adequada. Porém, não foi só a quantidade de resíduos que chamou a atenção, mas, principalmente, o fato de as equipes limparem determinados locais e, no dia seguinte à limpeza, os mesmos estarem repletos de descarte irregular novamente”, apontou o secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.
Diante da situação apresentada pelas pastas envolvidas nos mutirões de limpeza e roçagem, o prefeito Zezinho Gimenez determinou a intensificação das ações de fiscalização de descarte irregular. “A prática é criminosa e quem for flagrado praticando esse ato será autuado e punido conforme a Legislação vigente. Através da GCM, vamos contar, inclusive, com o apoio de monitoramento por drone para coibir e/ou flagrar esse tipo de conduta. Nossos guardas civis, além dos fiscais das secretarias de Meio Ambiente e de Obras, estão orientados a intensificar a fiscalização e cumprir o que está previsto em Lei”, destacou o prefeito.
Quem for autuado pela prática de descarte irregular pode receber multa variável que pode chegar a R$ 2.000,00, além de responder criminalmente.
Vale lembrar que, a população é uma grande aliada para coibir a prática do descarte irregular de resíduos, denunciando ocorrências como: descarte de massa verde (restos de podas de árvore e jardinagem); materiais da construção civil; lixo doméstico; móveis, pneus velhos e todo tipo de material inservível.
As denúncias podem ser feitas por meio dos seguintes contatos:
- Guarda Civil Metropolitana – Telefones 199 ou 153 (24 horas, todos os dias da semana)
- Secretaria de Meio Ambiente – Telefone 3946-7808 (segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h).
- Ouvidoria Municipal – Telefones 156 ou 2105-1006, além do WhatsApp 16 99154-4084 (segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h).
Ainda durante a reunião, ficou definido que a partir deste sábado, dia 11, os 16 ecopontos de Sertãozinho e Cruz das Posses passarão a funcionar em novos horários: de segunda a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. “A mudança visa proporcionar à população maior facilidade no momento de realizar o descarte de seus resíduos de massa verde, recicláveis e inservíveis de forma correta. Estamos atravessando um momento delicado devido ao aumento dos casos de dengue, e a destinação correta dos resíduos é fundamental para eliminarmos possíveis criadouros do mosquito transmissor. A Administração Municipal está empenhada e fazendo o que deveria ter sido feito meses atrás, antes do período chuvoso. Entretanto, a colaboração dos moradores é indispensável”, concluiu o prefeito Zezinho Gimenez.
(Departamento de Comunicação PMS)
#Compartilhe