Empresas de Sertãozinho já podem se inscrever no Programa “Selo Verde

  • 24/06/2019
Empresas de Sertãozinho já podem se inscrever no Programa “Selo Verde

Se sua empresa está comprometida com princípios éticos de conscientização ecológica e ambiental, ela já pode ser inscrita no Programa “Selo Verde 2019”. Uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, a ação consiste na certificação de empresas industriais que façam uso de práticas produtivas e de gestão com consciência socioambiental.

O Selo Verde tem os objetivos de apontar para o setor produtivo responsabilidades em relação aos problemas ambientais, propor atitudes e práticas comportamentais fundamentadas em valores que tenham como referência a preservação do meio ambiente e valorizar e incentivar as empresas que promovam a consciência socioambiental através de suas ações.

“Esta é a sétima edição dessa certificação em nosso município. E estamos tendo uma adesão cada vez maior ano a ano: em 2018, foram 18 empresas a alcançar a nota mínima para receber o selo, o que é um sinal de que a consciência socioambiental entre os empresários do município está se expandindo. Além disso, a aquisição do Selo Verde é muito bem vista pelo mercado internacional, por isso, é um quesito muito importante para as empresas que querem exportar suas mercadorias, pois o mercado internacional mantém uma atenção especial a esse aspecto na hora de negociar”, pontua o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.

Inscrições

As inscrições seguem até o dia 30 de setembro. Os interessados devem escrever para seloverde2018@gmail.com, solicitando o cadastramento e informando no corpo do e-mail os dados cadastrais da empresa e do responsável pelo acompanhamento da mesma junto ao Programa.

Posteriormente, as inscritas receberão uma mensagem de resposta enviada pela equipe da Secretaria, contendo um questionário que deve ser preenchido; a Lei do Selo Verde, que norteia as empresas sobre as diretivas do programa; e orientações para entrega dos documentos comprobatórios que deverão ser anexados ao questionário a ser preenchido.

De posse de toda a documentação, o responsável pela participação da empresa tem até o dia 1º de outubro para se dirigir até a Central de Atendimento ao Cidadão, que funciona no Poupatempo, e abrir um processo endereçado para a Secretaria de Meio Ambiente.

O processo será analisado por uma comissão julgadora, que realizará uma inspeção na empresa, na qual serão avaliados os seguintes quesitos:

1 – Plano de gerenciamento de resíduos;

2 – Tratamento / destinação adequada dos resíduos industriais;

3 – Política interna de coleta seletiva de resíduos;

4 – Controle de poluição do ar;

5 – Controle de poluição sonora;

6 – Apoio a entidades ambientais (ONGs, associações, etc.);

7 – Ações de educação ambiental;

8 – Existência de profissional responsável pelo controle ambiental;

9 – Estação de Tratamento de Efluentes e/ou caixa separadora de óleo;

10 – Reutilização de água pluvial.

As empresas que atingirem pontuação igual ou superior a 70 pontos obterão o certificado, que tem validade de um ano.

Mais informações sobre o “Selo Verde” podem ser obtidas junto à Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 3946-7800.


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes